Brainstorming 2008: Desporto

Este foi um ano em cheio na área desportiva, muito e quase exclusivamente graças aos Jogos Olímpicos realizados na China, os quais marcam o 2008 desportivo como nenhum outro evento. Pela grandiosidade da organização, pela polémica levantada e pelos feitos de que foi palco.
De resto, só o futebol rivaliza: a estreia do campeonato do mundo de clubes junta-se à anual Liga dos campeões e aos campeonatos nacionais para fazer valer mais uma vez à modalidade o título de desporto rei.
Assim, sem mais demoras e até porque o desporto é um mundo de prática, aqui ficam os melhores do ano...


Atleta Masculino do Ano:



Ganhou 8 medalhas nos JO da China, 7 com recorde do mundo e a outra com recorde olímpico. Michael Phelps elevou o mediatismo da natação como pouco conseguiram e conseguirão, tornando-se uma lenda do desporto (a maior de sempre?), certamente a maior desta década. Prepara-se para receber o seu muito merecido Laureus para melhor atleta masculino, pois outra escolha será pura loucura.
Arrasador é o mínimo que se lhe pode chamar...


Menções Honrosas:
Usain Bolt, Rafael Nadal.


Atleta Feminina do Ano:

Crónica recordista do salto com vara Yelena Isinbayeva é uma força da natureza e, como Phelps, uma das maiores lendas desportivas da última década e de todos os tempos. E se o nadador ainda tem Spitz na antecâmara. Isinbayeva não tem comparação possível no seu género e somente Bubka na sua modalidade lhe é parecido.
Perfeita na execução técnica dos movimentos do salto com vara, sobretudo na transposição da fasquia, a russa é um exemplo para muitos e muitas.
Este ano, mais um ouro, uns quantos recordes, prémios e milhões. Nada de novo, portanto...


Menções Honrosas: Anastasia Liukin, Kirsty Coventry, Valentina Vezzali, Natalie Coughlin.



Equipa do Ano:


Para muitos poderá parecer descabido ou até surreal, a mim parece-me justo. Se a ajuda prestada a nível local e nacional aos deficientes é de louvar, o encetar de uma iniciativa de alcance mundial, como o são os Jogos Paralímpicos, é algo virtuoso. Todos os envolvidos, desde o COI aos atletas, merecem a distinção pela excelente mensagem que deixam. Mensagem essa de abertura de mentalidades, de coragem, de humanismo, excelência e até de paz.


Menções Honrosas: Selecção Feminina de Volley de Praia dos EUA, Manchester United.

6 comentários:

Anjo De Cor disse...

Um BOM Ano 2009 ;)
Bjs**

Stranger disse...

O Phelps não conta... o dopping é tanto que o próprio controlo já não acusa...!!!!!
Bom ano...

ઇઉ Aralis ઇઉ disse...

Bom Ano!
jokita e voltarei....(MEDO...LOL)

Lita disse...

Excelente brainstorming a todas as áreas!!!
Um excelente ano!!!
Beijinhos.

Ritz disse...

O Phelps noutra vida foi peixe de certeza! E graças a ele passei muitos seroes colada a televisão com a minha irma :D

só acho que te faltou aí uma referencia ao nosso Nelson Évora. Não está ao nível do Phelps, mas sempre nos trouxe a medalha de ouro e cá entre nós, é bem girooo! :p




BOA PASSAGEM DE ANO! desejo.te um excelente 2009 :) ***

Minhoca disse...

Passei so para te desejar umas boas entradas:)

Um bom ano de 2009

Uma beijoka